terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sugestões para a sala de aula:



1. Ao estimular o cálculo mental, deixe que os alunos usem papel e lápis, sobretudo no início do
trabalho. Para entender uma estratégia, nada melhor do que registá-la passo a passo.
2. Cálculo mental não é fazer contas de cabeça utilizando os procedimentos tradicionais, mas
sim buscar alternativas de cálculo mais confortáveis.
3. A repetição exagerada de exercícios não ajuda a desenvolver o cálculo mental. Por isso, listas
intermináveis de contas são de evitar.
4. Os procedimentos de cálculo mental devem ser frutos de descobertas pessoais. Por isso,
estimule a troca de ideias entre seus alunos.
5. Não se faz cálculo mental sem o domínio da tabuada e de operações básicas, como adicionar
dois números quaisquer menores do que dez.
6. Não exija resoluções com tempo marcado. A velocidade nos cállculos deve ser uma consequência e não um objectivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário